Viagens no blog

domingo, 27 de setembro de 2009

EDIMBURGO e STIRLING

SEM PALAVRAS!!! A cidade mais bacana visitada na Europa, ao menos pra nós e nossos amigos que foram juntos, a Raquel e o Pato (Ah, veja http://www.rachepato.blogspot.com/). A cidade é simplesmente fantástica, de clima acinzentado, tipo Dublin, mas é realmente sensacional, levando em consideração que a parte "nova" da cidade foi construída em 1.700 e alguma coisa (agora não lembro o ano). Só aí dá pra se ter uma idéia que a cidade tem um estilo todo peculiar e medieval. Sim, andar nas ruas de Edimburgo relembra filmes medievais, principalmente "Coração Valente". Os monumentos da cidade são desta maneira, e o ápse é, claro, um castelo... Sim, o Edinburgh Castle fica no alto de uma pedra, imponente e, claro,do jeito que se vê nos filmes. Os jardins do castelo, The Scott Monument, Princess Street e vários outros locais, tornam Edimburgo uma cidade fantástica.

STIRLING, cidade de Sir William Wallace, sim, onde ocorreram diversas batalhas. A cidadezinha é muito acolhedora e simpática. Fomos até o The National Wallace Monument, construído nos anos 60 (1860) para homenagear um dos grandes heróis Escoceses, abriga o salão dos heróis, onde aparecem também Robert de Bruce, Rabbie Burns, Adam Smith e Sir Walter Scott. O local abriga também a espada do William Wallace, que não sei se é réplica ou a original, mas o tamanho da espada dá pra imaginar o tamanho da criança... hehe... a espada tem uns 1,7 m. Outro atrativo é a vista que se tem do topo do monumento, de tirar o fôlego. Com montanhas, campos e o rio onde ocorreu uma das mais famosas batalhas, a da ponte em 1297, ficamos bsatante tempo admirando.
Na saída do monumento, há uma pessoa que conta a história das batalhas, caracterizado com roupas e armas da época, apresenta-se na rua, ao lado do monumento, no gramado, o que torna um pequeno teatro, muito bacana.

Até a próxima, onde começamos a contar sobre a nossa Eurotrip.

Fui...

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

LONDRES

Ah, a terra da Rainha... Vai um breve resumo da nossa visita a Londres.

Quando se mora em Dublin, acostumamos com o ar interiorano da cidade, poucos prédios, tranquilidade... quando chegamos em Londres, choque. Cidade gigante, loucura, todos correndo, transito doido com ruas exclusivas para táxis e ônibus e mesmo assim engarrafadas. Doideira total. Mas, é Londres.

Logo na chegada, na descida do bus que leva do aeroporto para a cidade, descemos na Baker Street n° 221b, ou seja, casa do Sir Sherlock Holmes, ele mesmo, onde hoje é o museu Sherlock Holmes, com direito a pessoas a caráter e tal.

Como chegamos de tarde, fomos direto ao hostel e após para um belo parque urbano próximo, com lagos e esquilos correndo livremente.
Nos próximos 2 dias, fomos aos pontos turísticos: Picadilly Circus, Big Ben, Parliament House, The London Eye, Palácio de Buckingham, Museu de Cera Madame Tussaud (imperdível), Aquarium, London Bridge, British Museum, Trafalgar Square... e mais que não recordo agora.e
Ao chegar na frente da Parliament House, onde fica o Big Ben, ficamos boquiabertos com a imponência da obra, ainda mais pela idade. Londres é do tipo sem graça, fora dos pontos turísticos, por ser uma megalópole muito movimentada, mas vale a pena conhecer. A Picadilly Circus, uma esquina com trânsito doido, mas é legal, principalmente a noite, quando os telões, pelos telões.
O Aquarium e o Museu de Cera Madame Tussaud são muito legais, principalmente o museu de cera, divertidíssimo. Passamos horas dentro dele. Achamos o passeio na London Eye dispensável, pois a cidade não tem atrativos para se ver de cima.
O Palácio de Buckingham é bonito, vale a pena ir até lá para verificar, assim como a Trafalgar Square, no outro extremo da avenida (The Mall).

Até Edimburgo e Stirling - Escócia.

Fui!

Tempo sem escrever...

Ah... voltando a escrever, depois de uma longa viagem (34 dias pela Europa visitando 12 países... loucura) e o retorno ao Brasil.

Vamos mesclando aqui dicas sobra Dublin, onde moramos 5 meses e dicas dos locais que visitamos na Europa, a saber: Londres, Edimburgo, Belfast, Paris, Bruxelas, Amsterdam, Berlim, Praga, Budapeste, Viena, Zurique, Veneza, Roma, Atenas, Santorini, Barcelona, Madrid, Faro e Lisboa. Tirando Londres, Edimburgo e Belfast, os demais foram dentro dos 34 dias, e de trem... Acha que é fácil fazer mochilão pela Europa? hehehe... é cansativo demais, mas vale muito a pena.

A maior dica para fazer estas viagens é se programar. Pois sim, a programação é muito importante. Estudar os pontos turísticos do local a ser visitado, verificar se a entrada é free ou paga, a distância de um ponto ao outro, enfim, tudo para não perder muito tempo e gastar o menos possível para aproveitar ao máximo a viagem.

Na Europa, eles vendem tickets diários para o transporte, alguns valem 24 horas a partir da 1ª validação, e outros valem até um determinado horário (até meia noite, por exemplo), mas valem a pena, pois com o passe, pode-se utilizar todos os transportes da cidade (ônibus, metro e tram - elétricos). Os passes diários mais caros que pagamos foi em Madrid (5.40 Euros), porém o mais caro que vimos foi em Paris (uns 8 Euros), mas não valia a pena. Óbvio, tem que ver a quantidade de metro, ônibus, trams que se vai utilizar no dia e ver se vale mais a pena comprar o diário ou avulso.

Em seguida postaremos dicas sobre as cidades, na ordem em que as visitamos (aquela lá de cima).

Abraço