Viagens no blog

domingo, 26 de julho de 2009

Vida em Dublin

A vida em Dublin é tranquila, capital com ar de interior (fora do centro da cidade, claro).

O clima aqui é muito, mas muito diferente do Brasil. Sempre saia com um guarda chuva na mochila e nunca acredite no sol! Isso mesmo, se saíres de casa com um dia maravilhoso, ensolarado, sem nuvens, enfim, perfeito para deitar-se na grama de um dos diversos parques da cidade e curtir este dia... pode ser que ele seja interrompido por nuvens que surgem sabe-se lá de onde e começa a chuva. Isso quando não tem chuva e sol ao mesmo tempo, o que é muito comum aqui. Pior, chuva, sol e vento. Pior ainda, o que já encarei, chuva, sol, vento e depois granizo... ééééééééé amigo... ficar de óculos escuros e ter que tirar pra não molhar e mesmo assim apertando os olhos por causa do forte sol e protegendo-se do vento... Mas nada que não se acostume e depois começa a pensar: "Putz! Vou sentir saudades desse tempo malucão!".

Alimentação é um caso a parte. Tem pessoas que vem pra cá e perdem vários quilos (eu me mantive... hehehe) por causa da comida aqui. Pra quem sabe e gosta de cozinhar, se sai bem e não tem grandes problemas, mas agora, pra quem não sabe cozinhar, me desculpe, mas vai sofrer um pouco. Pra quem não sabe cozinhar e não gosta de congelados e afins (o que tem aos montes aqui e são as opções mais baratas na maioria das vezes), daí sim... Burger King, McDonlds e outros fast foods tem aos montes, mas viver disso não dá... Aqui em Dublin existem os mercados baratos, onde se fazendo pesquisas, se economizam alguns euros nas compras. Os 4 melhores são: Tesco, Lidl, Aldi e Dunnes. O lance é fazer uma lista e pesquisar nos 4 e fazer as compras nos 4. Pra quem gosta de carne, a dica é comprar na loja brasileira (existem 2, uma na Temple Bar e uma próxima ao St. Stephen Green), pois vendem peças grandes e dá pra congelar e a carne é melhor (bem melhor) que nos mercados e sai bem mais barata.

O choque cultural que se toma em Dublin é bem legal. Tem várias nacionalidades e culturas, entre brasileiros, indianos, coreanos, maurícios, poloneses, entre outras. Caminhar nas ruas de Dublin é ouvir várias línguas diferentes. Tem vezes que parece que estamos no Brasil, de tanto brasileiro que tem aqui. Restaurantes indianos, chineses e italianos também, tem aos montes.

Aos que virão, tragam somente as roupas necessárias mesmo, não tragam muitos casacos e coisas que serão desnecessárias, pois roupa aqui é barata e com certeza irão comprar mais, tendo que talvez, deixar algumas por aqui mesmo no retorno ao Brasil. To sofrendo com isso nesse momento, pois já compramos mais uma mala grande (além das que trouxemos e sobrava espaço) e talvez tenhamos que comprar mais uma, de tanta tranqueira que se junta por aqui (e olha que até agora foram só 5 meses...).

Fui...

4 comentários:

  1. Ah, o clima! ESta chuva chata cansa né! Por causa do vento as vezes andar com guarda chuva não adianta ehehehehe. Uma capa de chuva ou jaqueta com capuz é super bom ehehehe.
    Alimentação: burger king, burger king ahahahha. Brincadeirinha!
    Beijos para meus roomates preferidos :)

    ResponderExcluir
  2. Olá.Muito bom ler seu blog, interessante! Estou indo para Dublin em outubro para um curso de ingles, gostaria muito de conhcer pessoas na mesma situaçao...vamos nos comunicar por email? segue o meu : matheus__teixeira@hotmail.com
    espero noticias , outubro estou ai!!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal o blog, tambem fiz um para a comunicação, nos vamos para Dublin acredito que em fevereiro. E é bom saber como vocês estão ai, pois vamos em casal, como vocês, achei seu blog pelo nome e e-mail que a Egali passou, tem algum problema nos comunicarmos por e-mail?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Ricardo. Podemos nos comunicar sim, sem problemas.

    Abraço

    ResponderExcluir